Clareamento corporal
As manchas escuras na pele surgem quando há um aumento da produção de melanina naquela região, que pode ser no rosto, nas partes ítimas, costas, colo, etc, que pode ocorrer devido a alguns fatores, como exposição excessiva ao sol, processos inflamatórios, cicatrizes de acne, alterações hormonais, melasma ou devido às mudanças normais durante a gravidez.
Qualquer que seja o método escolhido para clarear a pele, é importante que seja feita sob orientação de um profissional , que irá investigar a causa das manchas e recomendar os melhores tratamentos para cada tipo de pele.
Alguns procedimentos, como o peelings químicos e de cremes clareadores, diminuem as marcas escuras da pele. Além disso, alguns cuidados durante o tratamento para clarear a pele, como usar protetor solar, hidratar bem a pele, evitar a exposição excessiva à luz do sol, também são fundamentais para evitar a irritação e o surgimento de novas manchas na pele.
O peeling químico é um tipo de tratamento estético mais utilizado nesse processo, que consiste em eliminar a camada mais superficial da pele por meio do uso de substâncias ácidas, tornando a pele mais uniforme, regenerada e sem manchas. Normalmente são necessárias 5 a 10 sessões para que se observem os resultados esperados, sendo recomendado intervalos de 25 dias entre cada sessão.
Temos também os cremes clareadores, que contribuem para diminuir manchas e evitar o surgimento de novas, agindo na camada mais superficial da pele. Eles devem ser indicados por um profissional e devem conter ingredientes despigmentantes, que além de manterem a pele íntegra e hidratada, amenizam manchas causadas por alguns fatores, como processos inflamatórios, exposição ao sol sem proteção ou melasma. Os cremes podem ser comprados em farmácias ou sob prescrição para manipulação.